Regulamento

TODOS OS CONCORRENTES DEVEM LER ESTAS REGRAS E REGULAMENTOS ANTES DE SE INSCREVEREM NA COMPETIÇÃO.

 

ART.1 – PARTICIPAÇÃO
Podem participar atletas federados ou não. A prova é obrigatoriamente realizada em duplas seguindo os critérios das 04 categorias. A prova contém etapas longas e muito exigentes. A idade mínima para participar é de 18 anos (concluídos na data) com autorização dos pais ou responsável.

 

ART.2 – IMAGEM
Os líderes ou vencedores de cada etapa deverão vestir a camisa CIPÓ CUP de líder. Além disso, o participante deverá autorizar a utilização de imagens, tanto estática como de movimento durante o evento.

 

ART.3 – DISPOSIÇÕES
Os participantes que forem federados tem um desconto de 3% na inscrição. Todo participante deverá apresentar atestado médico de aptidão física para praticar esporte de alto nível de competição assim como o documento de identidade.
Os competidores devem usar bicicletas de mountain bike seja rígida (apenas suspensão dianteira), ou full suspension (duplo amortecedor) e podem substituir as peças.

 

ART.4 – LARGADAS
Cada largada será precedida de um briefing onde serão passadas todas as informações inerentes à jornada a ser percorrida. O horário de largada deverá acontecer sempre às 8:00 hs, exceto o Prólogo que deverá largar às 17:00 hs.

 

ART.5 – ORDEM DE PARTIDA
O Prólogo serve para definir o grid de largada, com os melhores tempos saindo por último. Na próxima fase, os competidores irão iniciar normalmente na ordem inversa da classificação geral. A organização entende que dessa forma não causará congestionamento nos trechos a serem percorridos na Serra do Cipó.

 

ART.6 – TESTES ESPECIAIS
Durante as etapas pode haver uma ou mais Provas Especiais para cada fase que podem ser consecutivas ou intercaladas com trechos de transferências. Provas Especiais por tempo e não por pontos. Por razões meteorológicas ou decisão do Diretor de Prova (geralmente por razões de segurança) pode-se cancelar a etapa.

 

ART.7 – POSTOS DE ABSTECIMENTOS
Ao longo das etapas haverá um ou mais pontos de abastecimento para complementar os alimentos que os concorrentes levam consigo. Nestes pontos, será fornecido água mineral, repositor energético, barra de cereal e frutas.

 

ART.8 – ITINERÁRIO
Durante cada etapa pode haver Controle de Rota, sendo estes desconhecidos dos participantes. Falha em passar por um destes pontos ou vindo da direção errada, contrária da prova, resultará na atribuição da pena máxima prevista com a desclassificação.

 

ART.9 – MEDIDAS DE SEGURANÇA
É obrigatório o uso do capacete durante todo o percurso de cada etapa. Necessário levar cobertor de sobrevivência em alumínio, uma capa impermeável e farol. Também necessário utilização de um telefone celular, devidamente protegidos dos choques que os competidores são obrigados a transportar com eles para toda a duração do evento. O celular deverá ser utilizado para informar acidentes, erro de caminho, informações do evento e, especialmente de uma possível retirada. O resgate deverá ser feito através de meios adequados seja de carro 4X4, quadriciclo, ambulância e ser encaminhado ao hospital mais próximo cabendo a partir deste momento isentar todas as responsabilidades da organização. Todo competidor assim como o staff estarão assegurados. Todos os competidores deverão ler o regulamento.

 

ART.10 – ACAMPAMENTO
É obrigatório para os concorrentes ficar no acampamento base, em tendas, ao ar livre. No entanto, para os apoios, acompanhantes, familiares, mecânicos e staff podem se hospedar em hotel ou pousadas na Serra do Cipó.

 

ART.11 – BAGAGEM
A organização assegura, tomando o máximo de cuidado, transporte e entrega para o acampamento de pertences pessoais dos concorrentes limitando a 20 kg por competidor, mas não será responsabilizada por danos sofridos pelos equipamentos sensíveis sem proteção adequada. A bagagem de cada competidor será pesada no momento da primeira remessa no início e o excesso será deixado no Campo Base sede, na Cachoeira Grande. Atrasos no embarque nas cargas e também atraso na largada serão penalizados.

 

ART.12 – DAS OBRIGAÇÕES DO CONCORRENTE
Os competidores devem respeitar o meio ambiente evitando deixar qualquer resíduo de qualquer natureza. Terá que seguir rigorosamente o percurso indicado e prestar assistência a outros concorrentes em dificuldades usando o equipamento de celular para informar. Concentrar no espírito esportivo, competitivo e adaptar-se a todas as regras da organização.
O não cumprimento com as regras mencionadas neste artigo acarreta pena máxima. O competidor deve sempre respeitar o Código de Visitante da Serra do Cipó.

 

ART.13 – TEMPO
Para cada etapa será definido a hora de início, o tempo teórico de partida (tempo de destino) e o tempo máximo.

 

ART.14 – PENALIDADES
Atitude anti esportista como, não usar capacete e deixar lixo, serão penalizados.
Em caso de desistência, o participante se compromete a contatar imediatamente a organização ou diretor de prova. O outro competidor da dupla pode continuar, entretanto, sem valer pontuação ou ranking.

 

ART.15 – FINISHER
Não serão considerados Finisher aquele competidor que não tenha concluído todas as etapas dentro do tempo máximo estabelecido. Com isso, não recebem a camisa.

 

ART.16 – PRÓLOGO
A prova será precedida por um prólogo que vai determinar o primeiro ranking e, em seguida, a ordem de largada da primeira fase (devidamente corrigidos por anormalidades). Este prólogo para todos os efeitos é considerado uma etapa como outra e deverá conter trechos noturnos.

 

ART.17 – RECLAMAÇÕES
As queixas podem ser encaminhadas a organização e devem ser por escrito pelo concorrente individual e o prazo é de 1 hora após a divulgação do resultado geral da prova.
Recursos serão aceitos mediante depósito bancário e será devolvido caso o protesto julgue procedente. O valor deverá ser no valor da inscrição.

 

ART.18 – CANCELAMENTO
Pedido de cancelamento só será aceito até 30 dias anteriores a data inicial do evento e mediante comprovação documentada por justo motivo, sujeito à aprovação pela direção da prova. Havendo justo motivo documentado, o reembolso será apenas de 50 % do valor da inscrição, em razão dos gastos operacionais já realizados. O reembolso será efetuado até 15 dias após a realização do evento. Alternativamente, a organização poderá oferecer um desconto para o próximo evento de 40 %. Não haverá reembolso em caso de não comparecimento do competidor inscrito sem aviso prévio.

 

ART.19 – ACOMPANHANTE
Para cada etapa está previsto um apoio onde deverá ser dada assistência ao competidor, desde que identificado com adesivo ou placa de apoio. Não se deve apoiar o competidor durante toda a etapa sendo desclassificado caso for constatado. Caso o acompanhante queira desfrutar de todas as refeições e todos os serviços reservados aos competidores haverá uma taxa para acompanhantes no valor de R$ 250,00. Serão identificados com uma pulseira especial. As pessoas não identificadas como apoio ou acompanhante não terão acesso às áreas de refeição e arena da prova no Campo Base. A falha deste artigo deverá resultar em uma advertência ao competidor em primeira convocação e se persistir, desclassificação da dupla.

 

ART.20 – PLACA DE NÚMERO
Cada competidor deverá exibir na íntegra, não dobrada, não modificada, sem acréscimos, o número como identificação fornecida pela organização. Placa numerária com logos dos patrocinadores tamanho 18 x 12 cm com furos para serem afixadas nas bicicletas para identificação. A falha nesse artigo é considerada grave cabendo à desclassificação geral.

 

ART.21 – BRIEFING
O Briefing será realizado pré etapa fornecendo as principais informações necessárias para encontrar o caminho, normas e condutas.
Material necessário para cada competidor:
– Bicicleta de mountain bike
– Capacete rígido
– Telefone celular
– Casaco impermeável
– Mochila leve ou Camelbak
– Farol para a bicicleta
– Farol para o acampamento
– Conjunto de talheres

 

ART.22 – FARNESS TRATAMENTO
A Comissão Organizadora irá exercer a devida preocupação na tentativa de colocar todos os competidores em pé de igualdade, oferecendo-lhes a igualdade de condições na prova, mesmo psicologicamente, tomando as medidas adequadas para nivelar os privilégios desfrutados por alguns concorrentes resultantes do conhecimento de lugares, de proximidade da família ou ser local da região.

 

ART.23 – SERVIÇOS EXTERNOS
Serviços de assistência técnica e de massagem serão fornecidos por empresas parceiras da organização de acordo com prática comercial em vigor. Estes permanecerão sob-responsabilidade do competidor o acompanhamento do trabalho e, em nenhum caso, ser posta em causa a organização.

 

ART.24 – PREMIAÇÃO
Troféu para os três primeiros colocados e medalha para todos os participantes que terminarem a prova.
Premiação em dinheiro somente se houver captação de patrocínio como Cota Ouro.


Organização / Organization

pedal verde trans espinhaco

Patrocínio / Sponsor

cannondale molaco Pref Conceicao

Apoio / Support

exceed adrena tripp on off jet motul bend

Parceiros / Partners

bisofera Pref Itabira Pref Morro do Pilar FMC


© 2018 Cipó Cup. Todos os direitos reservados / All Rights Reserved. macronova